Editorial: A conjuntura pede um PSOL mais unitário!
VEM COM A GENTE ORGANIZAR A ESPERANÇA!
É hora de construir o PSOL!
O PSOL é o partido de todas as lutas. O partido é linha de frente para esperançar outro mundo possível: feito por e para as LGBTS, a negritude, mulheres, PCDs e povos orígionarios. Se você também quer construir esse futuro, ouça nosso chamado: #VemProPSOL
Sobre o PSOL
Em 2005, o PSOL é fundado oficialmente e centenas de militantes e intelectuais somaram-se a outros parlamentares descontentes com os rumos do governo Lula. De lá pra cá, o PSOL buscou lutar contra o abandono do socialismo como um horizonte estratégico para a esquerda e manter-se firme ao lado dos trabalhadores e dos oprimidos.
Nos movimentos sociais e nas eleições, apresentamos um programa dos debaixo, das mulheres, dos negros, das LGBTQI, dos povos indígenas e quilombolas, da classe trabalhadora. Mas nossa história está apenas começando: vem com a gente construir uma nova esquerda socialista e democrática!
Conheça a Insurgência
Insurgência é uma organização política formada por militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) que reivindicam e constroem o ecossocialismo, as lutas em defesa da Amazônia e dos povos originários, as lutas feministas, antirracistas, LGBT e a IV Internacional.
O PARTIDO SEMENTE
DE TODAS AS LUTAS
Ecossocialismo
O Brasil passa por uma situação muito grave. Foram 4 anos de "boiada" passando com desmatamento ilegal e grilagem. O PSOL luta por um mundo ambientalmente vivo, lutamos pelo ecossocialismo! Uma visão de mundo em que o homem e a natureza constroem juntos um sintese de um mundo justo, livre e democrático, sem desmatamento e com direitos.
No Brasil e no mundo: ecossocialismo contra a barbárie! Não existe planeta B!
Mulheres
A constatação da diferença sexual como fundamento para a opressão e superexploração das mulheres é antiga e as revoltas contra ela antecedem a sociedade capitalista. O combate ao patriarcado foi assumido pelo movimento socialista e é determinante para construção de outra sociedade. É por isso que nosso feminismo, aquele que propomos que o PSOL faça seu, é um feminismo antissistêmico, anticapitalista, antirracista, transinclusivo, emancipador para as maiorias. Um feminismo das de baixo, que luta pelo fim da violência sexista contra mulheres e crianças, pelo direito de decidir e pelo fim do genocídio e encarceramento negro.
LGBTQI+
"Em um mundo de lagartas capitalistas, é preciso ter coragem pra ser uma borboleta", nos conta Lohana Berkin. O Brasil é o país que mais mata trans e travestis no mundo, a expectativa de vida dessa população é de até 35 anos de idade. Combater a LGBTfobia é lutar contra a barbárie e a violência capitalista. Por isso, no PSOL, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais constroem no cotidiano nosso partido e a luta por uma outra sociedade, livre do ódio e preconceito. Nosso recado é: não seremos nós a geração que voltará para os armários. O socialismo precisa de todas as cores que nos fazem ser quem somos hoje nesta sociedade.
Juventude
A juventude é linha de frente! É quem encanta para a necessidade de se organizar coletivamente para construir outra civilização!
Nos últimos anos, jovens tem lutado em defesa da educação pública, do direito de se aposentar, contra a violência, contra o desemprego, em defesa do nosso futuro!
Das ocupações de escolas, até as mobilizações que tomaram as ruas do Brasil e do Mundo nos últimos anos, é na juventude que brilha forte o sonho por um outro mundo possível. No PSOL, a juventude constrói uma alternativa de esquerda anticapitalista para o Brasil. Essa mudança radical começa agora, em seu bairro, escola, universidade, nas RUAs!
Negras e Negros
Angela Davis diz que "Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista". O Brasil tem 54% de sua população formada por negras e negros, e segundo dados do PNAD no grupo dos 10% mais pobres, os negros representam 75%. Também são a maioria em todos os índices de desigualdade social. Aqui morre 1 jovem negro a cada 23 minutos. É preciso acabar com o Racismo e com essa política de morte que vivemos a séculos.
Por Marielle Franco, Moïse, Amarildo Souza, George Floyd, por cada um dos nossos que tiveram suas vidas rifadas, o PSOL luta contra a violência policial e racial.